• Catálogo Metadados IDE TOCANTINS
  •  
  •  
  •  

Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce

Plano de informação de zoneamento edafoclimático da cultura de arroz sequeiro de ciclo precoce por período decendial em escala 1:250.000. Gerado no âmbito do Zoneamento Ecológico-Econômico do Norte do Estado do Tocantins. Integra a Base de Dados Geográficos do Norte do Estado do Tocantins.

Simple

Data ( creation )
2000-06-30
Data ( Publicação )
2005-10-31
Identificador
Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce
Nome
Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce
ISBN
Não Identificado
Finalidade

Gerado no âmbito do Zoneamento Ecológico-Econômico do Norte do Estado do Tocantins.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) define zonas e respectivas subzonas do ordenamento territorial e direcionamento das políticas públicas no Estado, definidas para efeito de planejamento das ações públicas e privadas do Estado. O ZEE do Norte do Tocantins teve por escopo subsidiar a conservação dos recursos hídricos, dos habitats de fauna e dos bancos genéticos de flora remanescentes, bem como a recuperação da capacidade ambiental, sem prejuízo do uso econômico dos recursos naturais, permitindo a derivação de bem-estar para todos os grupos humanos envolvidos, por meio da aplicação de instrumentos legais, práticos e eficazes sob os pontos de vista econômico e ecológico (sustentabilidade ambiental).

O ZEE do Norte do Estado do Tocantins abrange os municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguatins, Araguanã, Arapoema, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carmolândia, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Pau D`Arco, Piraquê, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

O zoneamento edafoclimático do Norte do Tocantins objetivou definir as melhores áreas e melhores épocas de plantio das culturas de soja, milho, arroz, feijão, girassol e feijão caupi, bem como áreas aptas para o cultivo do abacaxi, açaí, cupuaçu, manga, murici, banana e caju, fornecendo indicativos que possibilitem reduzir as perdas e alcançar maior rendimento por meio da identificação do risco climático.

Credito

Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente do Estado do Tocantins - SEPLAN / Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico - DZE.

Elaborado por Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário dos Cerrados – Fundação Cerrados por meio do contrato nº 280/2000 no âmbito do Projeto de Gestão Ambiental Integrada Bico do Papagaio, subcomponente de Zoneamento Ecológico-Econômico, financiado pelo Tesouro do Estado do Tocantins e Ministério do Meio Ambiente (convênio 97CV00045), com recursos oriundos do Subprograma de Políticas de Recursos Naturais (SPRN) / Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7).

Status
Concluído
Originador
  Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro , Palmas , Tocantins , 77.001-002 , Brasil
(63) 3212-4495
(63) 3212-4493
(63) 3212-4482
(63) 3212-4494
Freqüência de atualização e manutenção
Quando necessário
Actualizar o âmbito
Conjunto de dados
Produtos ( Tema )
  • Zoneamento Edafloclimático
  • Arroz sequeiro de ciclo precoce por período decendial
  • Zoneamento Ecológico-Econômico do Norte do Tocantins
  • Base de Dados Geográficos do Norte do Tocantins
Keywords ( Lugar )
  • Estado do Tocantins
Limitação do uso
Qualquer reprodução total ou parcial deste dado só será permitida com autorização da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins e/ou respectivo crédito.
Uso de restrições
Licença
Tipo de representação espacial
Vector
Denominador
250000
Languagem
Português (Brasil)
Character set
UTF8
Categoria de tópico
  • Planeamento e Cadastro
Descrição
Vide RETÂNGULO ENVOLVENTE
N
S
E
W
thumbnail


Identificador de sistema de referência
EPSG:4674
Tipo de objectos geométricos
Sólido
Forma de distribuição
  • Shapefile ( SHP 1.0 )

Originador
  Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial.
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro , Palmas , Tocantins , 77.001-002 , Brasil
(63) 3212-4495
(63) 3212-4493
(63) 3212-4482
(63) 3212-4494
Distribuidor
  Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ / Gerência de Zoneamento Territorial.
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro , Palmas , Tocantins , 77.001-002 , Brasil
(63) 3212-4495
(63) 3212-4493
(63) 3212-4482
(63) 3212-4494
Recursos onLine
base_tematica_norte_tocantins:arroz_precoce_nt ( OGC:WMS )

Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce

Recursos onLine
base_tematica_norte_tocantins:arroz_precoce_nt ( OGC:WFS )

Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce

Nível hierárquico
Conjunto de dados
Instrução
A elaboração do plano de informação do zoneamento edafloclimático do Norte do Estado do Tocantins na escala 1:250.000 contemplou a definição das melhores épocas de plantio de culturas temporárias (soja, milho, arroz, feijão, girassol e feijão caupi), bem como áreas aptas para culturas perenes (abacaxi, açaí, cupuaçu, manga, murici, banana e caju). Foi realizado o estudo climático e das condições edáficas mais favoráveis para o cultivo de cada espécie. Partiu-se de uma série histórica (1960-1990) de precipitação pluviométrica de estações localizadas na região, de dados de temperatura e insolação das normais climatológicas no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), juntamente com a avaliação dos solos e da aptidão agrícola das terras. Em seguida estes dados foram cruzados, analisados e espacializados com auxílio de técnicas de geoprocessamento, tendo sido identificadas áreas com cultivo preferencial, cultivo tolerado, cultivo não recomendado e sem aptidão para culturas temporárias; bem como áreas com recomendação boa, regular, e sem aptidão para culturas perenes. EPSG Original:4674
Descrição
O procedimento metodológico utilizado para a realização do trabalho foi realizado em quatro etapas principais: a) definição das culturas, b) elaboração das cartas climatológicas, c) zoneamento agroclimático para grãos, d) zoneamento agroclimático para culturas perenes. As culturas contempladas no zoneamento foram definidas em reunião prévia, envolvendo os técnicos do Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins – RURALTINS, da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente – SEPLAN e da Fundação Cerrados. Para a elaboração das cartas climatológicas foram utilizados dados diários de postos pluviométricos localizadas no norte do Estado do Tocantins, no sudeste do Estado do Pará e no sudoeste do Estado do Maranhão. Foram utilizados dados de 31 postos pluviométricos com séries históricas de pelo menos 14 anos. Com os dados pluviométricos diários, foi possível elaborar mapas de precipitação média mensal, e mapas de ocorrência de veranicos durante a estação chuvosa na região Norte do Tocantins (10, 15 e 20 dias). O zoneamento agroclimático para grãos contemplou inicialmente a avaliação da aptidão agrícola das terras para culturas de grãos com base no plano de informação de solos e na carta de aptidão agrícola das terras. Para a identificação das áreas com ocorrência de risco climático e melhores épocas de plantio de cada cultura, fez-se um estudo das exigências climáticas de cada cultura e das distribuições da precipitação pluviométrica e do balanço hídrico para períodos de 10 dias nos meses de outubro a fevereiro. As cartas finais mostrando as recomendações de épocas de plantio para cada cultura foram geradas a partir da classificação dos polígonos do mapa de aptidão agrícola das terras, tendo sido identificadas áreas com cultivo preferencial, cultivo tolerado, cultivo não recomendado e sem aptidão. O zoneamento agroclimático para culturas perenes foi elaborado com base no plano de informação de solos, na carta de aptidão agrícola das terras e exigências de cada planta. A avaliação do risco climático e das épocas de plantio foi realizada com base nos limites térmicos e hídricos estabelecidos pelas características ecofisiológicas das plantas (abacaxi, açaí, cupuaçu, manga, murici, banana e caju) e utilizando os planos de informação de precipitação média anual e temperatura do ar média anual. As cartas finais mostrando as recomendações de épocas de plantio para cada cultura foram geradas a partir da classificação dos polígonos do mapa de aptidão agrícola das terras, tendo sido identificadas áreas com recomendação boa, regular, e sem aptidão.
Fonte
Identificador do ficheiro
e7911f90-5890-4863-b6c5-96d28f70ffce XML
Languagem
Po
Character set
UTF8
Nível de hierarquia
Conjunto de dados
Date stamp
2021-12-08T18:15:30
Nome padrão dos metadados
ISO 19115/CONCAR
Versão padrão dos metadados
2008
Originador
  Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial - Rodrigo Sabino Teixeira Borges; Leandro Roeder; Cecília Amélia Miranda Costa; Paulo Augusto Barrros de Sousa
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro , Palmas , Tocantins , 77.001-002 , Brasil
(63) 3212-4495; 3212-4482; 3212-4494; 3212-4493
 
 

Overviews

overview
Zoneamento Edafoclimático – Arroz Sequeiro Ciclo Precoce

Spatial extent

N
S
E
W
thumbnail


Keywords


Provided by

logo

Share on social sites

Associated resources

Not available


  •  
  •  
  •