Pedologia Sudeste
Gerado no âmbito do Projeto de Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica na Região Sudeste do Estado do Tocantins. Integra o Produto 6. Banco de dados geográficos. Os serviços objetivam a delimitação e caracterização cartográfica das áreas vulneráveis a escassez hídrica na região Sudeste do Estado do Tocantins, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e levantamento de campo.Os objetivos específicos do trabalho são: (a) identificar e delimitar as áreas vulneráveis a escassez hídrica na região Sudeste do Estado do Tocantins, em escala de 1:100.000, e detalhamento em escala de 1:50.000 das áreas críticas identificadas, usando imagens de sensoriamento remoto, trabalho de campo e sobretudo dados climatológicos, em especial índices de aridez tendo por base série histórica dos postos pluviométricos e estações meteorológicas; (b) caracterizar e analisar as áreas de escassez hídrica em termos físicos (geologia relevo, solos, climatologia, paisagens), bióticos (vegetação) e socioeconômicos (demografia, usos da terra, entre outros); (c) representar cartograficamente a escassez hídrica no sudeste tocantinense, a partir de variáveis que permitam a determinação do comportamento climático no município; (d) elaborar diagnóstico hidroclimático do sudeste do Tocantins para a caracterização climática e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, com base em dados secundários.Todos os resultados do trabalho se orientam à obtenção de informações territoriais consistentes e detalhadas que apoiem a sociedade no direcionamento de ações de convivência com a estiagem e a tomada de ações estruturais associadas ao controle de eventos críticos de secas na região Sudeste do Estado do Tocantins.
Simple
- Data ( creation )
- 2018-10-01
- Data ( Publicação )
- 2019-03-01
Dono
Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial.
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro
,
Palmas
,
Tocantins
,
77001-002
,
55(63) 3212-4495; 3212-4482; 3212-4494
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
- Plano de informação do tema pedologia em escala 1:100.000. Gerado no âmbito do Projeto de Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica na Região Sudeste do Estado do Tocantins.
- Credito
- Coordenado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial. Executado pelo Consórcio SERRAS GERAIS - Oikos Pesquisa Aplicada Ltda. - Nippon Koei Latin America-Caribbean Co. Ltd. - Nippon Koei LAC do Brasil, para a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável - PDRIS, por meio do Contrato nº 19/2017/SEFAZ/PDRIS.
- Status
- Concluído
Dono
Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial.
-
SEFAZ
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro
,
Palmas
,
Tocantins
,
77001-002
,
55(63) 3212-4495; 3212-4482; 3212-4494
- Freqüência de atualização e manutenção
- Quando necessário
- Keywords ( Tema )
-
- 1. Produto 6 – banco de dados geográficos
- Keywords ( Tema )
-
- 2. Pedologia
- Keywords ( Tema )
-
- 3. Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica
- Keywords ( Tema )
-
- 4. Sudeste do Estado do Tocantins
- Keywords
-
- Downloadable Data
- Limitação do uso
- Limitação de Acesso: Sem restrições. Limitação de Uso: Qualquer reprodução total ou parcial deste dado só será permitida com autorização da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins e/ou respectivo crédito.
- Classe
- Não classificado
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 50000
- Languagem
- Portuguesept
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Planeamento e Cadastro
- Limites Administrativos
- Mapas de base, Coberturas Aéreas, imagens de Satélite
- Descrição do ambiente
- Version 6.2 (Build 9200) ; Esri ArcGIS 10.2.2.3552
- Descrição
- Corresponde ao quadrante sudeste do Estado do Tocantins reunindo as Regiões Administrativas Estaduais, a saber: XIII – Natividade; XV – Dianópolis; XVI – Paranã; XVII – Arraias; XVIII – Taguatinga, correspondendo a uma área total de 51.775 km2. Contemplando os municípios de Natividade, Chapada da Natividade, Pindorama do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Dianópolis, Almas, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceiço, Taipas do Tocantins, Paranã, Palmeirópolis, São Salvador do Tocantins, Arraias, Combinado, Conceição do Tocantins, Novo Alegre, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus.
N
S
E
W
))
Extensão vertical
- Valor minimo
- 0
- Valor minimo
- 0
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / 4618 / 8.2.6
- Nível de topologia
- Apenas geometria
- Tipo de objectos geométricos
- Composição
- Contagem de objetos geométricos
- 88
- Forma de distribuição
-
-
Shapefile
(
ArcGIS 10.3
)
- Especificação
- ESRI Geodatabase
-
Shapefile
(
ArcGIS 10.3
)
- Tamanho da transferência
- 505.746
- Recursos onLine
-
pedologia_st
(
OGC:WMS
)
Pedologia
- Recursos onLine
-
base_tematica_sudeste_tocantins:pedologia_st
(
OGC:WFS
)
Pedologia
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
- Mapeamento da pedologia em escala 1:100.000, elaborado a partir da revisão do mapeamento da pedologia do Estado do Tocantins (SEPLAN, 2013). Foi realizado através de um Levantamento de Reconhecimento com Alta Intensidade dos Solos da RSE-TO. Empregou-se metodologia preconizada e adotada pelo CNPS (Centro Nacional de Pesquisa de Solos) da Embrapa.
- Descrição
- O mapeamento envolveu: levantamento e aquisição de dados; Os métodos de trabalho, em geral, seguiram o preconizado e adotado pelo CNPS da EMBRAPA, que podem ser encontrados mais pormenorizadamente em publicações como Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2015) e Procedimentos Normativos de Levantamentos de Solos (EMBRAPA, 1995); Critérios para distinção de classes de solos e de fases de unidades de mapeamento - normas em uso pelo SNLCS (EMBRAPA, 1988a) e Definição de horizontes e camadas do solo (EMBRAPA, 1988b). Como material básico utilizou-se imagens dos satélites Landsat OLI 8 e Plêiades, Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM), além de cartas planialtimétricas do Projeto GeoTocantins (Base digital). Como referência geográfica de trabalho foram empregadas total ou parcialmente, as quadrículas 1:100.000 do corte internacional ao milionésimo. As unidades foram mapeadas por interpretação visual digital das imagens, levando em consideração as respostas espectrais e texturais, separadas em zonas homólogas por meio de quebras positivas e negativas de relevo (imagens sombras). Estas unidades posteriormente foram convertidas nas unidades preliminares de solos. Os dados de descrição de perfis e amostras extras de solos, bem como os resultados analíticos das amostras efetuadas, foram processados e auxiliaram a caracterização dos solos, visando o seu enquadramento no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, para a elaboração da legenda do mapa de solos e de avaliação da aptidão agrícola das terras. Em seguida, após realizados os trabalhos de campo os dados obtidos as unidades foram revisadas e classificadas em definitivo com de acordo com a legenda de solos, resultando em uma camada dogeodatabase do projeto (ArcGIS). Os trabalhos de campo para elaboração do mapa de solos foram efetuados percorrendo-se as vias de acesso existentes na área, quando se procurou alcançar todos os ambientes previamente separados por interpretação preliminar das imagens de satélite utilizadas e dados auxiliares. Com base nos padrões de imagem, em observações de campo e disponibilidade de acesso, fez-se a escolha dos trajetos para alcance dos pontos de checagem e observações, de forma que todos os padrões de imagens distintos identificados na interpretação preliminar fossem contemplados ou visitados.
- Descrição
- Imagens de satélite Landsat 8 (fusão de imagens com resolução de 15 m, ano 2016). As imagens Landsat 8 foram adquiridas no sítio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
- Descrição
- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (SEPLAN). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável. Estudo da Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra do Estado do Tocantins. Escala 1:100.000. Palmas: Seplan/DZE, 2012.;
- Denominador
- 100000
- Descrição
- Imagens de satélite Plêiades (resolução espacial de 0,5 metros, ano 2015). Informa-se que, originalmente, as imagens de satélites Plêiades (2015) integram o acervo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tendo sido cedidas à antiga Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), atual Secretaria da Fazenda e Planejamento, para a realização do presente estudo.
- Descrição
- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (SEPLAN). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável. Mapeamento das Regiões Fitoecológicas e Inventário Florestal do Estado do Tocantins. Escala 1:100.000. Palmas: Seplan/DZE, 2013., Ilust.
- Denominador
- 100000
- Descrição dos atributos
- Shape
- Tipo de conteúdo
- Classificação temática
- Identificador do ficheiro
- e7d58a49-ed18-4ab8-ad9b-0d6049bd4a30 XML
- Languagem
- Portuguesept
- Character set
- UTF8
- Identificador
- ISO 19115:2003 ISO 19115:2003
- Nível de hierarquia
- Conjunto de dados
- Nome do nível de hierarquia
- dataset
- Date stamp
- 2021-12-13T11:46:30
- Nome padrão dos metadados
- ISO 19139 Geographic Information - Metadata - Implementation Specification
- Versão padrão dos metadados
- 2007
- Data Set URI
- www.sefaz.to.gov.br
Overviews

Spatial extent
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
Provided by

Associated resources
Not available