Adequação Uso dos Solos
Gerado no âmbito do Projeto de Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica na Região Sudeste do Estado do Tocantins. Integra o Produto 6. Banco de dados geográficos. Os serviços objetivam a delimitação e caracterização cartográfica das áreas vulneráveis a escassez hídrica na região Sudeste do Estado do Tocantins, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e levantamento de campo.Os objetivos específicos do trabalho são: (a) identificar e delimitar as áreas vulneráveis a escassez hídrica na região Sudeste do Estado do Tocantins, em escala de 1:100.000, e detalhamento em escala de 1:50.000 das áreas críticas identificadas, usando imagens de sensoriamento remoto, trabalho de campo e sobretudo dados climatológicos, em especial índices de aridez tendo por base série histórica dos postos pluviométricos e estações meteorológicas; (b) caracterizar e analisar as áreas de escassez hídrica em termos físicos (geologia relevo, solos, climatologia, paisagens), bióticos (vegetação) e socioeconômicos (demografia, usos da terra, entre outros); (c) representar cartograficamente a escassez hídrica no sudeste tocantinense, a partir de variáveis que permitam a determinação do comportamento climático no município; (d) elaborar diagnóstico hidroclimático do sudeste do Tocantins para a caracterização climática e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, com base em dados secundários.Todos os resultados do trabalho se orientam à obtenção de informações territoriais consistentes e detalhadas que apoiem a sociedade no direcionamento de ações de convivência com a estiagem e a tomada de ações estruturais associadas ao controle de eventos críticos de secas na região Sudeste do Estado do Tocantins.
Simple
- Data ( creation )
- 2018-10-01
- Data ( Publicação )
- 2019-03-01
Dono
Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial.
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro
,
Palmas
,
Tocantins
,
77001-002
,
55(63) 3212-4495; 3212-4482; 3212-4494
- Modo de apresentação
- Mapa digital
- Finalidade
- Plano de informação do tema adequação de uso da terra em escala 1:50.000. Gerado no âmbito do Projeto de Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica na Região Sudeste do Estado do Tocantins.
- Credito
- Coordenado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial. Executado pelo Consórcio SERRAS GERAIS - Oikos Pesquisa Aplicada Ltda. - Nippon Koei Latin America-Caribbean Co. Ltd. - Nippon Koei LAC do Brasil, para a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ-TO, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável - PDRIS, por meio do Contrato nº 19/2017/SEFAZ/PDRIS.
- Status
- Concluído
Dono
Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins - SEFAZ / Superintendencia de Planejamento Governamental / Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas / Gerência de Zoneamento Territorial.
-
SEFAZ
AANO - Esplanada das Secretarias, s/n, Centro
,
Palmas
,
Tocantins
,
77001-002
,
55(63) 3212-4495; 3212-4482; 3212-4494
- Freqüência de atualização e manutenção
- Quando necessário
- Keywords ( Tema )
-
- 1. Produto 6 – banco de dados geográficos
- Keywords ( Tema )
-
- 2. Adequação de Uso da Terra
- Keywords ( Tema )
-
- 3. Delimitação e Caracterização Cartográfica das Áreas Vulneráveis a Escassez Hídrica
- Keywords ( Tema )
-
- 4. Sudeste do Estado do Tocantins
- Keywords
-
- Downloadable Data
- Limitação do uso
- Limitação de Acesso: Sem restrições. Limitação de Uso: Qualquer reprodução total ou parcial deste dado só será permitida com autorização da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Tocantins e/ou respectivo crédito.
- Classe
- Não classificado
- Tipo de representação espacial
- Vector
- Denominador
- 50000
- Languagem
- Portuguesept
- Character set
- UTF8
- Categoria de tópico
-
- Planeamento e Cadastro
- Limites Administrativos
- Mapas de base, Coberturas Aéreas, imagens de Satélite
- Descrição do ambiente
- Version 6.2 (Build 9200) ; Esri ArcGIS 10.2.2.3552
- Descrição
- Corresponde ao quadrante sudeste do Estado do Tocantins reunindo as Regiões Administrativas Estaduais, a saber: XIII – Natividade; XV – Dianópolis; XVI – Paranã; XVII – Arraias; XVIII – Taguatinga, correspondendo a uma área total de 51.775 km2. Contemplando os municípios de Natividade, Chapada da Natividade, Pindorama do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Dianópolis, Almas, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceiço, Taipas do Tocantins, Paranã, Palmeirópolis, São Salvador do Tocantins, Arraias, Combinado, Conceição do Tocantins, Novo Alegre, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus.
N
S
E
W
))
Extensão vertical
- Valor minimo
- 0
- Valor minimo
- 0
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
- Identificador de sistema de referência
- EPSG / 4618 / 8.2.6
- Nível de topologia
- Apenas geometria
- Tipo de objectos geométricos
- Composição
- Contagem de objetos geométricos
- 84857
- Forma de distribuição
-
-
Shapefile
(
ArcGIS 10.3
)
- Especificação
- ESRI Geodatabase
-
Shapefile
(
ArcGIS 10.3
)
- Tamanho da transferência
- 848.064
- Recursos onLine
-
adequacao_uso
(
OGC:WMS
)
Adequação do uso dos solos
- Recursos onLine
-
base_tematica_sudeste_tocantins:adequacao_uso
(
OGC:WFS
)
Adequação do uso dos solos
- Nível hierárquico
- Conjunto de dados
- Instrução
- Mapeamento da Adequação de Uso da Terra na escala 1:50.000 contempla a análise se determinada unidade de paisagem com base no seu potencial de uso agrícola e na sua capacidade de suporte, apresenta limitações ou possibilidades de uso sustentado. O plano de informação foi gerado como mapa de serviços, e por meio da álgebra de mapas (BARBOSA, 1997) envolvendo operações dos atributos de cobertura e uso da terra versus aptidão agrícola. As classes foram definidas conforme Sarmento et al. (2005).
- Descrição
- O mapeamento envolveu: levantamento e aquisição de dados; o cruzamentos dos planos de informações de Cobertura e uso do solo, aptidão agrícola e vulnerabilidade naural a perda de solos, e por meio da álgebra de mapas (BARBOSA, 1997) envolvendo operações dos atributos de cobertura e uso da terra versus aptidão agrícola. O resultado foram classificados com a seguinte legenda temática: Uso adequado - Áreas de usos agrossilvopastoris compatíveis com indicação de aptidão agrícola das terras; áreas urbanas, industriais/serviços e mineração; Uso adequado para cobertura vegetal - Áreas de coberturas naturais protegidas (mata ciliar / galeria e florestas, veredas); áreas com indicação de inaptas para o uso agrícola não antropizadas; Uso adequado com restrição moderada - Áreas de uso agrossilvopastoris compatíveis com a indicação de aptidão agrícola das terras; áreas urbanas, áreas industriais/serviços e mineração classificadas com grau moderadamente vulnerável e vulnerável perda do solo; Áreas com sobreutilização - Áreas agrosilvopastoris com uso acima da indicação da aptidão agrícola das terras (inaptas com uso agrossilvopastoril; áreas de silvicultura com uso agropastoril; áreas de pastagem com uso agrícola); Áreas subutilizado - Áreas agrossilvopastoris com uso abaixo da indicação de aptidão agrícola das terras. Soma-se a essa classe as áreas cobertas por vegetação secundária ou áreas degradadas; Áreas subutilizado com expansão restrito - Áreas de vegetação natural com indicação de uso agrícola, capoeiras e área degradadas classificadas com grau moderadamente vulnerável e vulnerável perda do solo; e Áreas de uso conflitivo - Áreas de preservação permanente, áreas protegidas e área com indicação de inaptas quanto a aptidão agrícola, ocupadas por usos agrossilvopastoris.
- Descrição
- Imagens de satélite Landsat 8 (fusão de imagens com resolução de 15 m, ano 2016). As imagens Landsat 8 foram adquiridas no sítio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
- Descrição
- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (SEPLAN). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável. Estudo da Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra do Estado do Tocantins. Escala 1:100.000. Palmas: Seplan/DZE, 2012.;
- Denominador
- 100000
- Descrição
- Imagens de satélite Plêiades (resolução espacial de 0,5 metros, ano 2015). Informa-se que, originalmente, as imagens de satélites Plêiades (2015) integram o acervo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tendo sido cedidas à antiga Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), atual Secretaria da Fazenda e Planejamento, para a realização do presente estudo.
- Descrição
- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (SEPLAN). Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE). Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável. Mapeamento das Regiões Fitoecológicas e Inventário Florestal do Estado do Tocantins. Escala 1:100.000. Palmas: Seplan/DZE, 2013., Ilust.
- Denominador
- 100000
- Descrição dos atributos
- Shape
- Tipo de conteúdo
- Classificação temática
- Identificador do ficheiro
- ff201601-e24b-4ec2-b237-1cc7a69ee3e9 XML
- Languagem
- Portuguesept
- Character set
- UTF8
- Identificador
- ISO 19115:2003 ISO 19115:2003
- Nível de hierarquia
- Conjunto de dados
- Nome do nível de hierarquia
- dataset
- Date stamp
- 2021-12-13T11:45:51
- Nome padrão dos metadados
- ISO 19139 Geographic Information - Metadata - Implementation Specification
- Versão padrão dos metadados
- 2007
- Data Set URI
- www.sefaz.to.gov.br
Overviews

Adequação do uso dos solos
Spatial extent
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
N
S
E
W
))
Provided by

Associated resources
Not available